2025
Esta crónica, intitulada “Visto do Alentejo” deve ser das crónicas regulares mais antigas da imprensa escrita portuguesa, publicada que é no Diário do Sul há 1750 semanas consecutivas, durante mais de 33 anos. Espero continuar a publicá-la muito mais tempo, sinal de que estou vivo e sobretudo que o extraordinário projeto editorial em que se integra, consegue sobreviver às dificuldades porque passa a imprensa regional em Portugal e no Alentejo e pode prosseguir o seu importante papel de informação e cidadania.
Como é público, em 2025 o meu ponto de observação, que nunca deixou de ser o Alentejo, terá a perspetiva e a responsabilidade acrescida de ser candidato à Presidência da Câmara Municipal de Évora nas Eleições Autárquicas que se realizarão no princípio do Outono. Não utilizarei este espaço durante esse tempo, como nunca o fiz desde o início da minha colaboração, para fazer campanha, e foram muitas as eleições em que fui candidato, no plano local, nacional e europeu.
Sendo académico e político, com filiação conhecida no Partido Socialista, os meus textos refletem naturalmente os meus valores, o meu pensamento e o meu olhar sobre as experiências vividas, dando origem a um registo de esquerda moderna, plural e progressista, mas que nunca foi e continuará a não ser um registo partidário. Para isso haverão outros espaços adequados, designadamente espaços de cobertura de campanha, que aproveitarei naturalmente o melhor que puder e souber.
2025 será um ano de grandes desafios para cada um de nós, num mundo em acelerada mudança, puxada sobretudo pelos impulsos tecnológicos que têm impacto sobre o nosso dia a dia, sobre as escolhas nas comunidades e nos territórios, sobre a guerra e a paz e sobre a economia e a sustentabilidade da vida na terra.
Aconteça o que acontecer, embora muito não esteja sob o nosso controlo, o que cada um de nós fizer ao longo de 2025 em todos os patamares da sua vida, será o alicerce que determinará como será o novo ano para si e para os seus próximos e também a dinâmica coletiva que nos pode criar melhores ou piores contextos para nos realizarmos e sermos felizes.
Desejo a todos os leitores um feliz 2025. Não existem receitas mágicas para que isso aconteça, tão diversas são as circunstâncias de cada um e tão incertas as oportunidades e os desafios que teremos que enfrentar nos tempos que se aproximam. Partilho por isso o que parecendo banal, é o que em última análise vai determinar como será 2025 na nossa vida. Para todos, votos de muita saúde, paz e amor.