A Rede
O Concelho de Évora é rico em história, património, identidade, diversidade, conhecimento e tantas outras coisas notáveis, e como todas as comunidades dinâmicas, tem muitos problemas a resolver, decorrentes das desigualdades sociais que se têm agravado em todo o mundo e também em Portugal.
Durante os últimos dois anos do meu segundo mandato no Parlamento Europeu (PE) fui escolhido pelos meus pares para ser o relator permanente do PE para a ajuda humanitária e nessa condição fui o autor do relatório “Uma Estratégia inovadora para a ajuda humanitária – as crises atuais e as crises esquecidas” que continua a vigorar como a posição do Parlamento nesse tema cada vez mais premente.
Se a minha sensibilidade para o tema do direito humanitário e do direito a uma vida digna já era elevada, a experiência que me levou a muitos cenários de desastre humanitário, e a procurar soluções de mitigação, tornou-a ainda mais forte.
Nas múltiplas visitas e reuniões em que tenho participado no quadro da preparação da minha candidatura à Presidência da Câmara Municipal de Évora fiquei a conhecer com mais detalhe setores que no Concelho exigem ação continuada em domínios como o apoio aos idosos, às pessoas sem acesso a habitação condigna, aos que têm problemas de saúde mental, às crianças e jovens em contextos de risco, aos sem abrigo ou aos portadores de deficiência, entre outras situações que precisam de ser acompanhadas por políticas ativas de ajuda e inclusão.
Os problemas são muitos e as respostas necessárias exigentes. A boa notícia é que o nosso Concelho tem um conjunto alargado de associações e instituições que fazem um trabalho extraordinário e profissionais comprometidos e bem preparados.
Além de apoiar a ação meritória desenvolvida no Concelho, a Autarquia tem que liderar a coordenação de uma rede forte que potencie o trabalho feito, aproveite sinergias, partilhe competências, começando por se reforçar a si mesma na sua estrutura de resposta e tirando o máximo partido da dinamização do Conselho Local de Acão Social de Évora (CLASE), do trabalho dos seus grupos temáticos, bem como das suas redes territoriais desenvolvidas no contexto das juntas de freguesia.
No combate à pobreza e na promoção de uma vida digna e em muitos outros sectores da comunidade, Évora tem associações, instituições, profissionais e voluntários extraordinários. Dar-lhe meios e liderar a coordenação das redes de resposta tem que ser a prioridade da Autarquia, enquanto parte da solução.