Artigos de Opinião

Neste espaço poderá encontrar os artigos que ao longo dos últimos anos foram sendo escritos por Carlos Zorrinho e publicados em diversos meios de comunicação social.

Estratégia em ação

Nove em cada dez opiniões expressas sobre como podemos voltar a motivar os cidadãos para a defesa da democracia representativa, recomendam a aposta em medidas concretas, visíveis, mensuráveis e inclusivas. Concordo que é esse o caminho, mas ao percorrê-lo não podemos perder o trilho da visão estratégica.

Dia 29 de maio participei, enquanto membro embaixador do Conselho Regional de Inovação do Alentejo (CriAlt) na reunião que apreciou e aprovou uma revisão da Estratégia Regional de Especialização Inteligente para a Região Alentejo – EREI2030. A versão aprovada incorporou melhoramentos importantes para que seja mais fácil medir os impactos da estratégia e para a direcionar para a ação imediata e para a transformação estrutural das capacidades e competências da Região.

Embora seja ainda incerto o contexto em que vai ser aprovado o Programa Plurianual de Financiamento pós-2030, é fundamental que a execução do Programa 2030 antecipe desde já os desafios do novo ciclo, designadamente a afirmação da centralidade da região em projetos europeus transversais em áreas sensíveis, como a segurança e defesa, a saúde e as políticas de qualificação, requalificação e inclusão no domínio do emprego e do empreendedorismo e as várias tecnologias de nova geração e uso múltiplo.

Liderar um cluster europeu no domínio da saúde à distância, complementada por um modelo de acompanhamento de proximidade por técnicos especializados, potenciando os equipamentos e os recursos disponíveis e em particular o novo Hospital Central do Alentejo e a nova Escola de Saúde da Universidade de Évora, na garantia de respostas de qualidade num território demograficamente envelhecido e esparso, é exemplo de uma estratégia legítima e possível, para a qual a nova EREI2030 abre linhas de trabalho importantes.

Outro exemplo de resposta transversal aos desafios emergentes será a extensão do cluster aeronáutico e do espaço ao reforço das capacidades de segurança e defesa do território europeu, enquanto pilar da promoção do valor da paz e da dissuasão da guerra, criando em paralelo, oportunidades de investigação, qualificação, emprego e desenvolvimento na nossa Região.

Escolhi dois exemplos, mas poderia ter escolhido muitos mais. A estratégia em ação não se compadece com procedimentos cristalizados, burocratizados, estritamente administrativos. Temos condições para lutar ombro a ombro e lado a lado pela afirmação do Alentejo como um território diferenciado e vencedor.

Últimos Artigos

Demiurgo Burocrático

Diário do Sul

A sessão solene comemorativa do dia da Universidade de Évora de 2025, realizada no passado dia 1 de novembro na sala dos atos do Colégio do Espírito Santo, foi uma…

Ler o artigo completo

Pensamento Crítico

Diário do Sul

Embora escrito antes da minha tomada de posse como Presidente da Câmara Municipal de Évora, esta crónica será publicada já depois disso ter acontecido. Marca por isso o início de…

Ler o artigo completo

Entrevista Imprevista

Nascer do Sol

Em maio de 2024 não se via a concorrer à Câmara de Évora. Pensava no regresso ao ensino superior ou em ações humanitárias pelo mundo. O que o fez mudar…

Ler o artigo completo