Artigos de Opinião

Neste espaço poderá encontrar os artigos que ao longo dos últimos anos foram sendo escritos por Carlos Zorrinho e publicados em diversos meios de comunicação social.

Liderança e Compromisso

Como já afirmei publicamente em ocasiões diversas, um dos principais “calcanhares de Aquiles” do nosso Concelho e da nossa Cidade é a fragmentação, de que a dispersão de mandatos ao nível do executivo municipal é um reflexo.

As redes com compromisso e com liderança são a chave do sucesso dos projetos que se concretizam e servem a sociedade. É assim no mundo, em que as redes vão permitindo resistir às derivas brutais de líderes populistas iluminados até que as lâmpadas se fundam, e é assim também nos territórios, nas suas múltiplas dimensões.

Revisitando o que correu bem e o que falhou nas últimas décadas na nossa terra, encontramos uma matriz comum. Falharam as iniciativas que não conseguiram encontrar parcerias fortes para se concretizarem e prosperaram aquelas agregaram vontades em torno de uma visão, de um mapa de execução e de um quadro de objetivos aceite por todos.

O novo ciclo de projetos estruturantes de que o nosso Concelho e a nossa Cidade precisam têm que ser animados de uma forte visão de cooperação e compromisso. Precisam de refletir a vontade das pessoas, responder às suas necessidades e incorporar as condições necessárias de liderança estável para que não encalhem à primeira dificuldade.

Sabemos como foi arrastado e penoso o processo de constituição da Associação Évora_27 que vai ter uma responsabilidade determinante na promoção e na gestão da Capital Europeia da Cultura. Difícil de construir, a parceria que foi conseguida não deve morrer quando se fizer o balanço final do evento.

Com as adaptações que se verificarem necessárias, ela pode e deve ser uma plataforma de afirmação de Évora – Capital Europeia ao Sul e contribuir para a gestão eficiente e integrada do seu património, dos seus espaços verdes, dos seus espaços culturais e dos seus espaços públicos, no centro histórico, nos bairros e nas freguesias rurais.

Foi a partilha de uma ideia comum de compromisso e liderança que permitiu no final do século passado tenham sido investidos no Alentejo 2500 milhões de euros no Proalentejo, num programa a que tive a honra de presidir.

Nesses tempos, celebrámos todos vitórias comuns, como o empreendimento de fins múltiplos do Alqueva, a aposta em Sines, o parque de feiras de Beja, a escola de turismo de Portalegre, o aeródromo de Ponte de Sor, o Cabo de fibra ótica, a Siemens e a escola de pilotos em Évora e a recuperação das fortalezas militares de Elvas, para só citar alguns exemplos. Foram fruto de liderança e compromisso, contra a mesquinhez e a fragmentação. É nesse caminho que temos que prosseguir, no Alentejo e também no nosso Concelho.

Últimos Artigos

Tecnologia e Empatia

Diário do Sul

Os novos tempos exigem que recorramos cada vez mais aos serviços disponibilizados online e eu não sou exceção. Diariamente faço múltiplas operações de gestão da minha vida pessoal e profissional…

Ler o artigo completo

Coerência, Coesão e Convergência

Diário do Sul

Nos mais de cinquenta anos em que vivi e continuo a viver em Évora, nem sempre cá estive. Muitas semanas e alguns fins de semana andei pelo mundo. Desempenhei várias…

Ler o artigo completo

“Temos um plano de emergência para dez meses e um plano de transformação para dez anos”

Diário do Sul

No Diário do Sul e na Rádio Telefonia do Alentejo estamos a promover um ciclo de entrevistas a propósito das eleições autárquicas do próximo dia 12 de outubro. Nesse âmbito,…

Ler o artigo completo