Artigos de Opinião

Neste espaço poderá encontrar os artigos que ao longo dos últimos anos foram sendo escritos por Carlos Zorrinho e publicados em diversos meios de comunicação social.

Liderança e Compromisso

Como já afirmei publicamente em ocasiões diversas, um dos principais “calcanhares de Aquiles” do nosso Concelho e da nossa Cidade é a fragmentação, de que a dispersão de mandatos ao nível do executivo municipal é um reflexo.

As redes com compromisso e com liderança são a chave do sucesso dos projetos que se concretizam e servem a sociedade. É assim no mundo, em que as redes vão permitindo resistir às derivas brutais de líderes populistas iluminados até que as lâmpadas se fundam, e é assim também nos territórios, nas suas múltiplas dimensões.

Revisitando o que correu bem e o que falhou nas últimas décadas na nossa terra, encontramos uma matriz comum. Falharam as iniciativas que não conseguiram encontrar parcerias fortes para se concretizarem e prosperaram aquelas agregaram vontades em torno de uma visão, de um mapa de execução e de um quadro de objetivos aceite por todos.

O novo ciclo de projetos estruturantes de que o nosso Concelho e a nossa Cidade precisam têm que ser animados de uma forte visão de cooperação e compromisso. Precisam de refletir a vontade das pessoas, responder às suas necessidades e incorporar as condições necessárias de liderança estável para que não encalhem à primeira dificuldade.

Sabemos como foi arrastado e penoso o processo de constituição da Associação Évora_27 que vai ter uma responsabilidade determinante na promoção e na gestão da Capital Europeia da Cultura. Difícil de construir, a parceria que foi conseguida não deve morrer quando se fizer o balanço final do evento.

Com as adaptações que se verificarem necessárias, ela pode e deve ser uma plataforma de afirmação de Évora – Capital Europeia ao Sul e contribuir para a gestão eficiente e integrada do seu património, dos seus espaços verdes, dos seus espaços culturais e dos seus espaços públicos, no centro histórico, nos bairros e nas freguesias rurais.

Foi a partilha de uma ideia comum de compromisso e liderança que permitiu no final do século passado tenham sido investidos no Alentejo 2500 milhões de euros no Proalentejo, num programa a que tive a honra de presidir.

Nesses tempos, celebrámos todos vitórias comuns, como o empreendimento de fins múltiplos do Alqueva, a aposta em Sines, o parque de feiras de Beja, a escola de turismo de Portalegre, o aeródromo de Ponte de Sor, o Cabo de fibra ótica, a Siemens e a escola de pilotos em Évora e a recuperação das fortalezas militares de Elvas, para só citar alguns exemplos. Foram fruto de liderança e compromisso, contra a mesquinhez e a fragmentação. É nesse caminho que temos que prosseguir, no Alentejo e também no nosso Concelho.

Últimos Artigos

Vagar para Transformar

Diário do Sul

A candidatura vencedora de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027 foi baseada num conceito estruturante plural e diferenciador – O Vagar, enquanto reflexo de uma identidade alicerçada na consciência…

Ler o artigo completo

Paixão pela Educação

Frontline

Mesmo sabendo que o que corre bem raramente é notícia e que a formação da identidade de cada nova geração nunca é fácil, a avalanche de casos disruptivos que ocorrem…

Ler o artigo completo

O Preço da Não Escolha

Diário do Sul

Participei recentemente, no 24º Congresso da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), que decorreu no âmbito do 50º aniversário da Associação. No painel em que fui convidado…

Ler o artigo completo