Artigos de Opinião

Neste espaço poderá encontrar os artigos que ao longo dos últimos anos foram sendo escritos por Carlos Zorrinho e publicados em diversos meios de comunicação social.

Mortos Vivos

De repente gerou-se o pânico com a possibilidade enunciada por um dos mais conhecidos “gurus” do desenvolvimento da Inteligência Artificial Generativa (IA), Jacob Coxon, (ex- OpenAI e Anthropic) de que a profusão, interação e sofisticação dos modelos de linguagem, podem aniquilar e extinguir a humanidade numa década.

Com toda a precaução, que o facto de estarmos perante dinâmicas disruptivas aconselha, penso que o anúncio da morte da humanidade é muto exagerada. Mais importante é tratar da qualidade e do sentido da vida que vamos viver com uma ferramenta cada vez mais potente a fazer parte do nosso quotidiano.

Ao abordar este tema existe sempre um risco de ser repetitivo, mas tenho que o ser para fundamentar as minhas convicções. Doutorado em Gestão da Informação acompanhei enquanto académico as dinâmicas da transição digital. O mesmo fiz na minha vida política, em particular como líder o Plano Tecnológico e como Deputado no Parlamento Europeu. Neste último, envolvi-me a fundo como Relator do Regulamento dos Mercados Digitais (DMA – Digital Markets Act) e membro da “Task Force” do Grupo dos Socialistas e Democratas que negociaram o Regulamento Europeu para a Inteligência Artificial (EU AI ACT).

Sempre entendi, e entendo, que a forma com que temos que lidar com a aceleração da transição digital, ou com a sua disrupção, não pode ser exclusivamente tecnológica, com maiores ou menores impulsos ou travagens em função das oportunidades ou dos riscos latentes. Pelo contrário, deve ser primeiro que tudo filosófica e baseada na capacidade dos indivíduos em estarem um segundo à frente da máquina para a usarem e não caírem um segundo atrás dela para não terem, em consequência, de a servir.

Se perdermos a batalha da educação, da qualificação e da motivação das pessoas, individualmente e na sua interação com os outros, enquanto seres capazes de imaginar com conhecimento e sonhar com convicção, liderando o poder de determinar o que é a vida consciente e seu sentido, então mesmo que a IA não nos mate, tornar-nos-á em seguidores amorfos de padrões que não escolhemos. Seremos mortos vivos. A morte física não se verificará, mas a hecatombe da vontade e do controlo será tremendamente maléfica e castradora.

No entanto, se formos capazes de preservar um sentido aberto, lúcido, ético e espiritualmente robusto da existência, a Humanidade não perecerá com a IA e a vida será tão boa quanto a sonharmos, imaginarmos e determinarmos fazer.

Últimos Artigos

Na Própria Baliza

Diário do Sul

Confesso que tentei não desabar na enxurrada provocada pelo anunciado fim da carreira de Cristiano Ronaldo enquanto jogador da seleção portuguesa de Futebol. No meio da borrasca, como adepto da…

Ler o artigo completo

Solistas e “Concerto das Nações”

Diário do Sul

Recentemente fui convidado para abrir um debate sobre Portugal, a Europa e a Agenda Internacional do Desenvolvimento, no quadro mais vasto de uma sessão do Conselho Estratégico do Partido Socialista…

Ler o artigo completo

Banalização ( A Intoxicação da Democracia)

Frontline

A democracia está em crise. Um pouco por todo o mundo, do seu regaço nascem regimes autoritários, filhos da informação e da desinformação cada vez mais tecnologicamente aceleradas e usadas…

Ler o artigo completo