Artigos de Opinião

Neste espaço poderá encontrar os artigos que ao longo dos últimos anos foram sendo escritos por Carlos Zorrinho e publicados em diversos meios de comunicação social.

Um Novo Amanhecer

Entre 19 e 22 de fevereiro participei em Luanda, Angola, na Assembleia Parlamentar Paritária África, Caraíbas e Pacífico – União Europeia (APP OACPS – UE) e nas Assembleias Parlamentares África – UE, Caraíbas-UE e Pacífico -UE. Como Presidente da Delegação do Parlamento Europeu para África, Caraíbas e Pacífico sou copresidente da APP em parceria com a minha colega Deputada moçambicana Ana Rita Sithole.

Estas Assembleias que reuniram mais de uma centena de representantes das várias regiões marcaram o inicio da aplicação da dimensão parlamentar do Acordo de Samoa, assinado dia 15 de novembro de 2023 na capital deste País do Pacífico, e decorreram sobre um mote inspirador – “Um novo amanhecer nas relações entre os países da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico e a União Europeia; Rumo a uma nova parceria liderada pelos povos”.

Na Assembleia global e nas Assembleias regionais foram debatidos temas de grande atualidade e com impacto na vida quotidiana das pessoas, como a transição energética, a diversificação económica, a segurança alimentar, o acesso às matérias primas e a gestão partilhada das cadeias de valor na relação África – UE, a gestão sustentável dos oceanos, a segurança marítima e a mitigação do impacto das alterações climáticas na relação Pacífico -UE ou o financiamento das políticas para o clima e a transparência financeira nas relações Caraíbas – UE.

Os temas regionais, definidos como prioritários pelas mesas das assembleias regionais, foram depois retomados na Assembleia conjunta numa perspetiva de ação, escrutínio e governação transparente, com valores, em respeito pela soberania dos povos, pelos direitos humanos e pelo Estado de Direito.

As experiências de debate foram mais uma vez, dando sequência ao que acontecia na dimensão parlamentar dos acordos multilaterais que antecederam Samoa (Lomé e Cotonou) extraordinárias. Primeiro, os representantes de cada País ou região apresentaram os seus pontos de vista e depois progressivamente os debates foram convergindo em propostas e recomendações comuns, ficando também bem definidos os pontos que precisam de mais trabalho e afinação no plano executivo.

A diplomacia parlamentar é cada vez mais importante no diálogo global construtivo e positivo, em contraponto aos nacionalismos baseados no fechamento e na exclusão do outro. Inspirado pela vivencia de um novo amanhecer na parceria OACPS – UE, insto todos os que me leem a celebrarem a cidadania e a liberdade dia 10 de março exercendo o seu direito e o seu dever de votar.

Últimos Artigos

O Estado da Perceção

Diário do Sul

As migrações são um fenómeno que marca todos os períodos de evolução da humanidade. No início todos eramos nómadas. Como seres dotados da capacidade de cooperar, os modelos como nos…

Ler o artigo completo

Sim, é possível

Diário do Sul

Visitar os serviços da Câmara Municipal de Évora, falar com os seus dirigentes e cumprimentar pessoalmente uma parte significativa dos seus trabalhadores, foi uma experiência muito gratificante e da qual…

Ler o artigo completo

De Pernas para o Ar

Diário do Sul

Um tempo de enorme incerteza política espalhou-se pelo mundo. Alguns regimes reagiram à turbulência fechando-se sobre si mesmos, mas só se conseguem manter de portas fechadas coartando a liberdade dos…

Ler o artigo completo