Artigos de Opinião

Neste espaço poderá encontrar os artigos que ao longo dos últimos anos foram sendo escritos por Carlos Zorrinho e publicados em diversos meios de comunicação social.

Virar de página

As eleições autárquicas no nosso Concelho decorreram com elevação e respeito democrático entre as diferentes candidaturas. Para quem como eu, esteve no olho do furacão, sublinhar este facto é fundamental. Contados os votos, atribuídos os mandatos, é essa elevação que deve continuar a imperar para darmos voz à diversidade democrática e ao diálogo construtivo de que o Concelho precisa.

Eleito que fui Presidente da Câmara Municipal de Évora, tenho consciência que o meu estatuto de analista da realidade deste território em concreto terminará com a tomada de posse. A partir daí, se o editor entender preservar este espaço longevo, escreverei sobre o Alentejo e o mundo, mas não sobre temas que se interliguem diretamente com o Concelho em que sou parte interessada.
Enquanto posso escrever neste espaço sobre Évora, sublinho a conclusão clara do resultado das eleições autárquicas. Com a votação atribuída à força política que liderou a gestão da Autarquia nos últimos 12 anos, os eborenses deixaram uma mensagem clara – é tempo de mudar de página na forma de pensar, agir e desenvolver o nosso Concelho.
Cabe-me a mim, por força do mandato popular expresso nas urnas, liderar esse processo. É um desafio difícil, mas profundamente estimulante. Comprometo-me a enfrentá-lo com a minha equipa, em coligação com os cidadãos de Évora e em diálogo permanente com as forças políticas que os representam.
Se tivermos em conta o que foi dito e sentido na campanha, é muito mais o que nos une do que aquilo que nos separa.

Há uma ampla maioria de eborenses que quer dar uma nova dinâmica de crescimento e desenvolvimento à nossa terra, criando as condições de atração, acessibilidade e fixação de pessoas e empresas, necessárias para isso. A mesma maioria que quer fazer da Capital Europeia da Cultura – Évora_27 um evento de prestígio, afirmação, consolidação do tecido económico, social e cultural e de transformação da cidade como Capital Europeia ao Sul. E também a mesma maioria que quer ver soluções para melhorar a limpeza urbana, o tratamento de resíduos, o trânsito, o estacionamento, a segurança, o emprego de qualidade e o acesso à habitação digna, à educação e à formação profissional nos seus diversos patamares, aos apoios sociais, à saúde e ao desporto.
A diversidade e a pluralidade são o oxigénio da democracia. Não hesitarei em virar a página escorado no compromisso programático que propus aos eborenses. A página não está em branco, mas está aberta a quem quiser colaborar na sua aplicação e na sua atualização, para servir melhor os eborenses.

Últimos Artigos

Demiurgo Burocrático

Diário do Sul

A sessão solene comemorativa do dia da Universidade de Évora de 2025, realizada no passado dia 1 de novembro na sala dos atos do Colégio do Espírito Santo, foi uma…

Ler o artigo completo

Pensamento Crítico

Diário do Sul

Embora escrito antes da minha tomada de posse como Presidente da Câmara Municipal de Évora, esta crónica será publicada já depois disso ter acontecido. Marca por isso o início de…

Ler o artigo completo

Entrevista Imprevista

Nascer do Sol

Em maio de 2024 não se via a concorrer à Câmara de Évora. Pensava no regresso ao ensino superior ou em ações humanitárias pelo mundo. O que o fez mudar…

Ler o artigo completo