Artigos de Opinião

Neste espaço poderá encontrar os artigos que ao longo dos últimos anos foram sendo escritos por Carlos Zorrinho e publicados em diversos meios de comunicação social.

São João em Bruxelas

Nos últimos anos, devido ao exercício do meu mandato como Deputado Europeu, raros foram os dias de São João e de São Pedro em que estive em Évora, ora porque se tratavam de dias normais de trabalho em Bruxelas ou em Estrasburgo, ora porque embora coincidindo com fins de semana, estava em missões externas por África, pela América Latina, pelas Caraíbas ou pelo Pacífico, territórios em que exerci a maioria das minhas funções de diplomacia parlamentar.

Ainda não será este ano que passarei o Dia de São João em Évora, por continuar a desempenhar o meu mandato até 16 de julho, mas espero fruir o São Pedro na minha cidade, encontrando e reencontrando amigos, vivendo e revivendo memórias, falando sobre a nossa terra e sobre o seu futuro.

O nosso Concelho, tal como o Distrito e a Região vivem um tempo de desafio e de oportunidade que exige lucidez, participação, compromisso e capacidade de decisão para que dele possamos sair todos mais fortes e com mais e melhores condições de vida.

A Capital Europeia da Cultura é já em 2027 e colocará um foco global sobre o nosso território material e imaterial. Com um conceito mobilizador extraordinário, não há tempo a perder para começar a operacionalizar o plano de ação e a criar a rede de parcerias públicas e privadas para fazer deste evento uma marca histórica e profundamente transformadora.

O anuncio da localização do novo aeroporto e das redes logísticas associadas, designadamente as redes ferroviárias, dão-nos uma nova centralidade e abrem novas janelas de crescimento para as empresas e centros de conhecimento, ao mesmo tempo que aumentam a exigência de respostas de qualidade da rede de instituições de serviço público e dos órgãos autárquicos.

Com o Programa de Recuperação e Resiliência e o Programa Alentejo 2030 em plena maturidade, este é o tempo de não adiar, de não complicar, de ter foco e visão para colocar a nossa cidade e o nosso Concelho no patamar de desenvolvimento que lhe é devido.

O meu dia de São João, salvo imprevisto, será em Bruxelas, mas nalguns dos outros dias poderei usufruir da nossa feira, maior espaço de encontro dos eborenses e dos que gostam da nossa terra. Nela se falará de muita coisa, das novidades da vida em comunidade, das incidências do europeu de futebol, dos vinhos e petiscos, das atrações e dos concertos e também das coisas do dia a dia.

Aproveitemos também para falar do futuro. Para criar uma dinâmica de mobilização à altura do passado que temos e do futuro que ambicionamos.

Últimos Artigos

Gerir as Migrações

Diário do Sul

Os populistas não hesitam em afirmar em nome de um povo que na esmagadora maioria não os mandatou, que a imigração em Portugal é hoje a responsável por todos os…

Ler o artigo completo

Cidadanias Gémeas

Diário do Sul

A nossa vida quotidiana desenvolve-se em torno da informação e da energia que produzimos e consumimos. Num momento em que o mundo está a sofrer mudanças estruturais, em grande parte…

Ler o artigo completo

A (boa) Rede

Diário do Sul

A humanidade deve o seu progresso a múltiplos fatores, mas é consensual entre os especialistas que no plano prático a grande vantagem competitiva da nossa espécie foi e continua a…

Ler o artigo completo