Artigos de Opinião

Neste espaço poderá encontrar os artigos que ao longo dos últimos anos foram sendo escritos por Carlos Zorrinho e publicados em diversos meios de comunicação social.

Coerência, Coesão e Convergência

Nos mais de cinquenta anos em que vivi e continuo a viver em Évora, nem sempre cá estive. Muitas semanas e alguns fins de semana andei pelo mundo. Desempenhei várias funções de representação, fui membro de 3 governos, 5 vezes eleito deputado à Assembleia da República e 2 vezes ao Parlamento Europeu. Em todas as funções que desempenhei tive sempre bem presente quem representava e em nome de que valores fui eleito ou nomeado. Talvez por isso a confiança dos alentejanos em geral e dos eborenses em particular foi-me tantas vezes reiterada em eleições diversas. É essa confiança que volto a pedir quando me proponho liderar o novo governo autárquico do meu Concelho.

Ser Presidente da Câmara de Évora é um serviço público coerente com as escolhas que fui fazendo ao longo da vida. Em muitos momentos ao defender valores de desenvolvimento sustentável e solidário pelos 5 Continentes, pelos 27 países da Parceria Europeia, pelo Território Nacional, pela nossa Região ou pelo nosso Distrito, tive como referência a experiência aqui vivida, os seus pontos fortes e as suas fragilidades. Foram várias as circunstâncias em que me bati em defesa do País, do Alentejo, do Distrito e do Concelho. Muitas delas foram sendo descritas nesta crónica semanal publicada ininterruptamente há mais de 35 anos.

Chegou o momento de colocar a experiência que adquiri, ao serviço do nosso Concelho e da sua convergência com os padrões de qualidade de vida e de atratividade da rede das capitais europeias, forjadas na história, na identidade, na cultura, no conhecimento e na inovação, em nos temos que integrar.

Conheço bem as dificuldades que nos esperam e a urgência absoluta na resolução de muitas delas. Para as vencer o segredo está em combinar coerência coesão, convergência. Em aproveitar o horizonte de oportunidades que podemos vislumbrar, com a Capital Europeia da Cultura em 2027, a força de uma Universidade Centenária, a aposta em cadeias de valor emergentes na saúde, no turismo, na aeronáutica, no espaço, na segurança e na defesa e a têmpera das nossas gentes, para ganharmos a margem financeira e a robustez logística que nos permita resolver os problemas do quotidiano, na limpeza, nos cuidados e nos serviços, nas infraestruturas, na habitação, queimando etapas, fazendo ouvir a nossa voz e conquistando confiança e credibilidade.

É este o caminho para cumprirmos juntos um projeto de desenvolvimento e crescimento coletivo ambicioso, à altura da cidade e do Concelho que somos.

Últimos Artigos

Vagar para Transformar

Diário do Sul

A candidatura vencedora de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027 foi baseada num conceito estruturante plural e diferenciador – O Vagar, enquanto reflexo de uma identidade alicerçada na consciência…

Ler o artigo completo

Paixão pela Educação

Frontline

Mesmo sabendo que o que corre bem raramente é notícia e que a formação da identidade de cada nova geração nunca é fácil, a avalanche de casos disruptivos que ocorrem…

Ler o artigo completo

O Preço da Não Escolha

Diário do Sul

Participei recentemente, no 24º Congresso da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), que decorreu no âmbito do 50º aniversário da Associação. No painel em que fui convidado…

Ler o artigo completo