Artigos de Opinião

Neste espaço poderá encontrar os artigos que ao longo dos últimos anos foram sendo escritos por Carlos Zorrinho e publicados em diversos meios de comunicação social.

Emergência e Transformação

Um dos Primeiros Ministros com que tive oportunidade de trabalhar com muita proximidade, já lá vão umas décadas, estando muito preocupado com uma campanha da oposição que desqualificava a atividade do seu governo, chamou um dos maiores “gurus” de comunicação daquele tempo para se aconselhar sobre a forma de combater o que considerava uma injustiça.

A resposta do especialista, para espanto de todos os que ansiavam ouvir a sua receita, foi; “Sr. Primeiro-Ministro, não faça nada”. E explicou. Se o que a oposição diz é verdade, as pessoas vão sentir isso no seu quotidiano e o seu desmentido só chamará ainda mais a atenção para os factos. Neste cenário não auguro um bom futuro para o seu governo.

No entanto, se o que a oposição diz for mentira, como o Sr. entende e eu acredito, então as pessoas vão perceber que é propaganda e eles vão pagar nas urnas o que estão a dizer agora. Pagaram.

Lembrei-me desta história, ao ver a nossa cidade pejada de cartazes sobre realizações da Autarquia em áreas chave para o desenvolvimento do Concelho, cujo impacto anunciado não consigo percecionar, quer quando vivo ou percorro o território, quer quando falo com os munícipes. Mas o teste do algodão não falhará! Os cidadãos avaliarão e não serei eu a dizer mal e a denegrir a nossa terra nem as suas instituições.

De mim e da minha equipa os eborenses poderão esperar soluções. Estamos a ouvir as pessoas, as associações, as empresas e as instituições para desenharmos o programa de emergência e transformação de que o Concelho precisa e em cuja concretização a Autarquia terá que assumir a coordenação e a liderança, mas todos terão que ser protagonistas.

Recentemente contaram-me que um professor de ordenamento territorial tinha por hábito ensinar aos seus alunos que a forma como flui o trânsito num território é o melhor espelho da forma como ele é governado e gerido. Se assim for, fica bem claro que um programa de emergência e transformação é vital no nosso Concelho. A mobilidade, as acessibilidades, a fluidez, o estacionamento, a limpeza e a qualidade das vias não enganam. Merecemos mais e melhor e teremos que trabalhar com determinação e capacidade de liderança para que isso seja possível.

A visão e a ambição podem e devem ser o motor do nosso desenvolvimento, mas se o trânsito não fluir, se os espaços não estiverem limpos e cuidados, se as pessoas não tiverem boas condições para viver, também os grandes projetos coletivos dificilmente terão condições para acontecer.

Últimos Artigos

Vagar para Transformar

Diário do Sul

A candidatura vencedora de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027 foi baseada num conceito estruturante plural e diferenciador – O Vagar, enquanto reflexo de uma identidade alicerçada na consciência…

Ler o artigo completo

Paixão pela Educação

Frontline

Mesmo sabendo que o que corre bem raramente é notícia e que a formação da identidade de cada nova geração nunca é fácil, a avalanche de casos disruptivos que ocorrem…

Ler o artigo completo

O Preço da Não Escolha

Diário do Sul

Participei recentemente, no 24º Congresso da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), que decorreu no âmbito do 50º aniversário da Associação. No painel em que fui convidado…

Ler o artigo completo