Artigos de Opinião

Neste espaço poderá encontrar os artigos que ao longo dos últimos anos foram sendo escritos por Carlos Zorrinho e publicados em diversos meios de comunicação social.

Mobilização para um futuro melhor

Está a chegar ao fim um ciclo político de 12 anos na gestão autárquica do Concelho de Évora. O novo ciclo inicia-se num tempo novo, com novos desafios e oportunidades de desenvolvimento e também novos riscos, se a fragmentação e a inércia continuarem a prevalecer sobre a ação participada e concertada dos atores envolvidos.

Com este quadro, e mantendo o princípio de não usar este espaço para registos de caracter partidário, resulta evidente que os meses que faltam até ao pleito eleitoral são uma oportunidade para olhar em frente, desenhar soluções de futuro e não para atiçar acrimónias do passado nem tentar impor de supetão propostas e visões requentadas que feneceram sem execução e perderam vigor e aderência à realidade.

À medida que vão sendo conhecidos os candidatos das diversas forças políticas à liderança do novo ciclo autárquico, vai sendo mais importante criar um ambiente de saudável contraditório, de confronto e debate de propostas, de mobilização dos eleitores para serem protagonistas de um futuro melhor, primeiro com as suas ideias e os seus saberes e experiências e depois com as suas escolhas.

Évora precisa de uma campanha esclarecedora e positiva, que clarifique as alternativas em confronto e permita um voto esclarecido e promissor, resistindo à contaminação e às tentações das campanhas negras, da maledicência, do acicatar de divisões e de ódios, da exploração das rivalidades ou da competição dos interesses pelos interesses.

Antecipando a Capital Europeia da Cultura que será em 2027, Évora tem uma oportunidade única de ser um exemplo de aplicação de uma cultura política de respeito mútuo e aceitação da diversidade, ganhando com isso credibilidade, peso político e capacidade negocial na defesa dos interesses comuns no plano nacional e europeu.

Como já percebemos, por múltiplas e diversas razões, Évora vai estar nos holofotes da comunicação social local, regional e nacional até às eleições de final de setembro ou início de outubro. Essa notoriedade é uma oportunidade de afirmação.

Gosto do contraditório e não temo nenhum confronto. Na minha vida política sempre tenho tentado combinar serenidade, convicção, respeito pelo outro, capacidade de diálogo e vontade de fazer acontecer. Não será diferente nesta nova etapa. Espero que o novo ciclo seja notável pelo que nele for possível concretizar a bem das pessoas, da resolução dos seus problemas, da melhoria das suas condições de vida e do multiplicar das oportunidades para se sentirem felizes e realizados na nossa terra.

Últimos Artigos

Que não haja um apagão

Diário do Sul

Dia 18 realizam-se as eleições para a XVII legislatura da Terceira República. Depois de nas eleições de há um ano se ter registado uma forte recuperação dos níveis de votação…

Ler o artigo completo

Imortais

Diário do Sul

Camões cantou nos Lusíadas, epopeia grandiosa sobre a construção da identidade portuguesa à luz do Século XVI “aqueles que por obras valerosas se vão da lei da morte libertando”, ou…

Ler o artigo completo

O Lado Europeu

Diário do Sul

Desde há muito que sabemos que o mundo é feito de mudanças e que a necessidade de adaptação se tornou permanente. A entrada em cena da nova administração americana, com…

Ler o artigo completo